60 / 100

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

O que é viscossuplementação?

Dr. Edgard – É a aplicação intrarticular de ácido hialurõnico de alto peso molecular que pode ser de origem animal ou sintética.

O que é ácido hialurônico?

Dr. Edgard – É um polissacarídeo de alta viscosidade que é produzido normalmente pelas células da membrana sinovial.

Como esse processo pode ajudar nos casos de inflamação no joelho?

Dr. Edgard – Durante o processo de desgaste com o início da artrite, há produção diminuída de líquido sinovial, o que reduz a capacidade de lubrificação da cartilagem. O objetivo do procedimento é diminuir a dor e restaurar a viscosidade do líquido sinovial, melhorando desta forma a lubrificação do joelho.

Como é realizada a viscossuplementação no joelho?

Dr. Edgard – Pode ser realizada no consultório médico com todos os cuidados de assepsia e com anestesia local. Dependendo do medicamento, pode ser feita apenas em uma aplicação ou uma vez por semana, completando três ou até cinco aplicações

Quando a infiltração é indicada?

Dr. Edgard – Nos casos de osteoartrite (artrose) de grau leve até os casos mais moderados. Quanto maior for o desgaste articular, a medicação tem menos efeito. Mas salientamos que cada caso deve ser discutido entre o médico e o paciente para avaliar o melhor tratamento.

Quais profissionais estão habilitados a aplicar uma viscossuplementação?

Dr. Edgard – Ortopedistas e reumatologistas.

Trata-se de um processo doloroso?

Dr. Edgard – Geralmente fazemos anestesia local em conjunto com o procedimento.

Quanto duram os resultados benéficos da viscossuplementação no joelho?

Dr. Edgard – Os resultados começam a aparecer a partir do segundo mês até o sexto mês, quando o medicamento começa a perder o efeito. É importante ressaltar que cada paciente evolui de uma forma diferente, sendo necessário o acompanhamento de perto com o seu ortopedista.

Passados os efeitos, é preciso fazer nova infiltração?

Dr. Edgard – Geralmente a aplicação é realizada uma vez por ano com boa melhora da sintomatologia e poucas complicações. Os desconfortos observados por alguns pacientes após o procedimento na grande maioria são passageiros e melhoram dentro de 24  a 48 horas.

ENTRE EM CONTATO

AGENDE SUA CONSULTA, ENVIE SUA DÚVIDA OU SUGESTÃO.