ARTROSE – OSTEOARTRITE

É a doença articular com maior prevalência, sendo o joelho uma das articulações mais acometidas nos indivíduos com mais de 50 anos. Manifesta-se inicialmente por uma alteração em nível molecular, seguida de alterações anatômicas e fisiológicas que culminam na doença.

Inicialmente se apresenta com dor aos grandes esforços que vai piorando gradativamente até os pequenos esforços; limitação funcional para os movimentos do joelho; inchaços; claudicação com incapacidade para caminhar.

Osteoartrite

Quais são as causas da Osteoartrite de joelho?

Dr. Edgard – Podemos dividir a OA em causa primária, geralmente relacionada ao envelhecimento natural, e causas secundárias, decorrentes das causas traumáticas como as fraturas, lesões ligamentares, da cartilagem e meniscais, doenças reumatológicas e sistêmicas.

Como a osteoartrite impacta na qualidade de vida do paciente?

Dr. Edgard – Diminui a capacidade para locomoção, limitando a marcha; causa claudicação; e provoca aumento de ausência no trabalho. Devido à limitação decorrente, diminui a condição de praticar atividades físicas, provocando grande impacto na saúde, podendo aumentar o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, ocorrência de AVC, entre outras.

Quais são os fatores de risco que podem levar à OA de joelho?

Dr. Edgard – Lesões traumáticas, obesidade, doenças sistêmicas, doenças reumatológicas, genética (predisposição familiar), lesões degenerativas meniscais e fraturas de joelho.

Qual grupo da população tem mais risco de sofrer de OA de joelho?

Dr. Edgard – Os pacientes mais idosos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10 milhões de brasileiros sofrem com osteoatrite, sendo que, destes, 4,2 milhões têm 60 anos ou mais. Trata-se, aliás, de um grupo da população que, nas próximas décadas, terá presença cada vez maior no Brasil.

Ilustramos a informação com três quadros relativos aos anos de 2000, 2025 e 2050, mostrando claramente o aumento da população idosa. Ou seja, aumentará também o número de pacientes com osteoartrite.

Osteoartrite
Osteoartrite

Qual médico especialista devo procurar em caso de sintomas de OA de joelho?

Dr. Edgard – O ortopedista especialista em joelho. Para encontrar esse profissional, a melhor fonte é o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (www.sbcj.org.br).

Como é feito o diagnóstico?

Dr. Edgard – História clínica, exame físico detalhado, exames de imagem — como radiografias dos joelhos e ressonância nuclear magnética — e, mais recentemente, alguns exames específicos de sangue em que o diagnóstico é realizado em uma fase precoce.

Há tratamento não-cirúrgico para OA de joelho? Em que consiste?

Dr. Edgard – O objetivo do tratamento é diminuir a dor, prevenir deformidades articulares e melhorar a função articular. O tratamento não- cirúrgico tem um papel fundamental, sendo que o não-medicamentoso envolve diminuição do peso, reequilíbrio com fortalecimento adequado orientado por um profissional habilitado, exercícios de hidroginástica, fisioterapia e acupuntura. No caso de tratamento com medicação, destacamos os analgésicos e anti-inflamatórios, que propiciam melhora do quadro doloroso nos quadros iniciais. Entretanto, vale salientar que estas medicações apresentam efeitos colaterais quando são ingeridas por muito tempo, especialmente nos pacientes mais idosos que apresentam outras doenças associadas. Conforme a doença progride, podemos indicar medicações que interferem na evolução da doença, conhecidas como drogas modificadoras da doença (DMDOA, do inglês disease – modifying drugs for osteoarthritis). Entre as mais conhecidas destacamos diacereína, sulfato de condroitina e glicosamina, associação de sulfato de condroitina e glicosamina e aplicação intrarticular de ácido hialurônico.

Osteoartrite

O que é viscossuplementação?

Dr. Edgard – É a aplicação intrarticular de ácido hialurõnico de alto peso molecular que pode ser de origem animal ou sintética.

O que é ácido hialurônico?

Dr. Edgard – É um polissacarídeo de alta viscosidade que é produzido normalmente pelas células da membrana sinovial.

Como esse processo pode ajudar nos casos de inflamação no joelho?

Dr. Edgard – Durante o processo de desgaste com o início da artrite, há produção diminuída de líquido sinovial, o que reduz a capacidade de lubrificação da cartilagem. O objetivo do procedimento é diminuir a dor e restaurar a viscosidade do líquido sinovial, melhorando desta forma a lubrificação do joelho.

Como é realizada a viscossuplementação no joelho?

Dr. Edgard – Pode ser realizada no consultório médico com todos os cuidados de assepsia e com anestesia local. Dependendo do medicamento, pode ser feita apenas em uma aplicação ou uma vez por semana, completando três ou até cinco aplicações

Quando a infiltração é indicada?

Dr. Edgard – Nos casos de osteoartrite (artrose) de grau leve até os casos mais moderados. Quanto maior for o desgaste articular, a medicação tem menos efeito. Mas salientamos que cada caso deve ser discutido entre o médico e o paciente para avaliar o melhor tratamento.

Quais profissionais estão habilitados a aplicar uma viscossuplementação?

Dr. Edgard – Ortopedistas e reumatologistas.

Trata-se de um processo doloroso?

Dr. Edgard – Geralmente fazemos anestesia local em conjunto com o procedimento.

Quanto duram os resultados benéficos da viscossuplementação no joelho?

Dr. Edgard – Os resultados começam a aparecer a partir do segundo mês até o sexto mês, quando o medicamento começa a perder o efeito. É importante ressaltar que cada paciente evolui de uma forma diferente, sendo necessário o acompanhamento de perto com o seu ortopedista.

Passados os efeitos, é preciso fazer nova infiltração?

Dr. Edgard – Geralmente a aplicação é realizada uma vez por ano com boa melhora da sintomatologia e poucas complicações. Os desconfortos observados por alguns pacientes após o procedimento na grande maioria são passageiros e melhoram dentro de 24  a 48 horas.

Quando é recomendada a cirurgia?

Dr. Edgard – Quando o tratamento conservador falha e, nos casos mais avançados, indicamos o tratamento cirúrgico, que engloba vários procedimentos, como desbridamento artroscópico, osteotomias para correção dos desvios articulares e próteses de joelho, que podem ser parciais ou totais.

Quais os cuidados que se devem tomar antes e depois da cirurgia?

Dr. Edgard – Com pelo menos 30 dias de antecedência da cirurgia, o paciente deve ser avaliado do ponto de vista clínico pelo seu médico cardiologista ou médico de confiança com exames de sangue e exames gerais para afastar possíveis problemas que eventualmente possam contraindicar a cirurgia. É preciso também verificar se há necessidade de interromper algum medicamento específico. Durante a internação, o paciente fica hospitalizado entre três a cinco dias. Após a cirurgia, geralmente há necessidade do uso de andador ou muletas, sendo iniciado o trabalho de reabilitação com fisioterapia.

Há formas de prevenir a ocorrência de OA de joelho?

Dr. Edgard – As causa são multifatoriais, mas sabe-se que controlar o peso corporal e fazer exercícios com regularidade e sem impacto ajudam a articulação do joelho. Entretanto, existem outras causas, como as genéticas e as traumáticas, que são impossíveis de serem evitadas.

{

A osteoartrite diminui a capacidade para locomoção, diminui a condição de praticar atividades físicas, provocando grande impacto na saúde, podendo aumentar o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, ocorrência de AVC, entre outras.

EDGARD PEREIRA JÚNIOR

ENTRE EM CONTATO

AGENDE SUA CONSULTA, ENVIE SUA DÚVIDA OU SUGESTÃO.