57 / 100

LESÕES NO ESQUI

Que benefícios tem o praticante de esqui na neve?

Dr. Edgard – Trata-se de um esporte em que há absoluta e profunda interação com a natureza e que possibilita a prática em família, independentemente do nível em que estiverem os participantes. É interessante saber que os períodos mais procurados para esquiar na neve são os meses de julho e agosto na América do Sul e no final do ano e início do ano na Europa e nos Estados Unidos.

Quais os equipamentos recomendados na prática de esqui?

Dr. Edgard – Os principais são o capacete e as botas, que devem ser bem justas. E é importante ressaltar que o aperfeiçoamento dos equipamentos para os membros inferiores, houve uma diminuição do número de lesões que envolvem os tornozelos e as fraturas da perna. No entanto, as lesões que envolvem os joelhos, especialmente os ligamentos, ainda ocorrem com muita frequência. Também é preciso lembrar que se deve, no início da atividade, ter acompanhamento de um instrutor, principalmente para quem não tem experiência nesse esporte. Em alguns praticantes de esqui que já tem problemas nos joelhos , pode ser utilizado joelheiras para melhor proteção eestabilização .É importante ressaltar que esta escolha deve ser feita em conjunto com o seu ortopedista.

Qual cuidado deve ser tomado antes de decidir pela prática de esquiar na neve?

Dr. Edgard – É altamente recomendável submeter-se a um trabalho de fortalecimento muscular, exercícios de propriocepção e alongamentos. Esse processo deve ser iniciado em no mínimo seis meses antes da prática do esporte.

Existe um período do dia mais adequado à prática?

Dr. Edgard – A maioria das lesões ocorre no final do dia, quando as pernas não obedecem mais ao nosso comando. Por isso, as atividades devem ser realizadas aos poucos e aumentadas gradualmente, também considerando o nível do ski. Também vale ressaltar que os primeiros dias são os piores em relação às dores que ficam depois das atividades, mas o importante é não desistir e aproveitar ao máximo a natureza e o passeio com a família e os amigos.

Quais são os fatores de risco para ocorrência de lesões para o esquiador?

Dr. Edgard – Podemos citar os seguintes:

• Insuficiência do CORE com desequilíbrio e insuficiência muscular

• Predisposição genética desfavorável

• Modelo do esqui – Os tipos e formatos de esquis são diferentes e é importante entender em qual terreno se pretende esquiar para pesar os prós e os contras de cada equipamento na hora da escolha.

• Tipos de superfície – Em uma estação de esqui, é possível encontrar diferentes tipos de neve, dependendo da altitude, temperatura e do número de pessoas que já marcaram a superfície. Consultar sites especializados é recomendável para saber dos cuidados a tomar em cada tipo de superfície de neve.

• Sexo do praticante

• Nível de habilidade do esquiador

{

É altamente recomendável submeter-se a um trabalho de fortalecimento muscular, exercícios de propriocepção e alongamentos.

EDGARD PEREIRA JÚNIOR

ENTRE EM CONTATO

AGENDE SUA CONSULTA, ENVIE SUA DÚVIDA OU SUGESTÃO.