LESÕES NO JOELHO
Antes do início de qualquer atividade física – além da avaliação clínica e cardiológica para verificar existência de eventual problema que contraindique os exercícios -, é necessário agendar uma consulta com um ortopedista, para que ele avalie o paciente e dê orientações para início da atividade física de forma correta. A avaliação ortopédica deve ser realizada com o objetivo de poder identificar fatores anatômicos e genéticos; e sobrecarga mecânica no joelho que determinados esportes acarretam – como corrida, musculação e crossfit. A utilização de equipamentos apropriados e o acompanhamento do educador físico são fundamentais para a prevenção de lesões que, quando ocorrem, levam ao abandono precoce da atividade física.
Principais Lesões no Joelho
LESÃO LCA - Ligamento Cruzado Anterior
LCA é a sigla para Ligamento Cruzado Anterior. E lesões desse ligamento, é importante dizer, têm aumentado por causa da adoção da prática esportiva pela busca da saúde em todas as idades.
LESÃO DO MENISCO
Meniscos são fibrocartilagens em forma de “C” formadas por fibras colágenas localizados na articulação do joelho. Temos dois meniscos, sendo que o medial está mais firmemente aderido à cápsula articular, motivo pelo qual é mais atingido por lesões.
LESÃO DA CARTILAGEM
Por ser uma lesão bastante frequente, muitos estudos são realizados no mundo inteiro na busca de novas terapias para o melhor entendimento destas ocorrências.
ARTROSE – Osteoartrite
É a doença articular com maior prevalência, sendo o joelho uma das articulações mais acometidas nos indivíduos com mais de 50 anos. Manifesta-se inicialmente por uma alteração em nível molecular, seguida de alterações anatômicas e fisiológicas que culminam na doença.
ENTRE EM CONTATO
AGENDE SUA CONSULTA, ENVIE SUA DÚVIDA OU SUGESTÃO.