SAÚDE DO JOELHO
Todos sabemos o quanto é importante praticar atividade física para benefíciar à saúde em geral. Mas também é preciso ficar bem alerta para evitar as lesões decorrentes desses exercícios, com trabalho de prevenção, ou procurar um especialista quando há suspeita de ocorrência de alguma lesão.
Neste espaço, nosso especialista dr. Edgard dos Santos Pereira Júnior esclarece, de forma didática, as dúvidas mais frequentes sobre as principais patologias relacionadas ao joelho, a sua prevalência, prevenção e tratamentos.
CUIDADOS COM O JOELHO
Qual é a função do joelho? Dr. Edgard – A articulação do joelho é formada por três compartimentos, que têm papel fundamental na função articular: ligamentos, tendões e músculos. Além da parte óssea, temos ainda a cartilagem, um tecido especializado que ajuda também na distribuição de cargas. O joelho, pela sua arquitetura óssea e pela estabilidade ligamentar, realiza muitos movimentos e, por ser uma articulação de carga, recebe muitas forças que podem lesioná-lo.
Quais os fatores que mais podem prejudicar o joelho? Dr. Edgard – Entre os principais, destacamos o peso corpóreo, a atividade física irregular e sem orientação. Fatores anatômicos e genéticos também contribuem para o aumento de lesões. Do ponto de vista biomecânico, atividades diárias e de exercícios agem na articulação do joelho. Por exemplo, o agachamento, em que, dependendo do grau de flexão, causa um aumento da sobrecarga na articulação entre a patela e o fêmur de 7 x o peso corporal e na articulação femorotibial de 5,6 x o peso corporal.
Qual o benefício da atividade física para o joelho e para a saúde? Dr. Edgard – Exercícios mantêm o fortalecimento muscular, diminuem o risco de aparecimento de osteoporose, de doenças cardiovasculares e de depressão entre outras.
Qual a importância do aquecimento e alongamento antes da atividade física?Dr. Edgard – Você prepara os seus músculos e tendões para receber cargas nas articulações. Qualquer dor no momento do exercício que seja constante ou desproporcional ao exercício realizado deve ser questionada com o preparador físico e parada imediatamente. Mas vale saber que, no início da atividade física, principalmente na musculação, dores que durem até três dias após os exercícios são normais no início e cessam espontaneamente.
O sedentarismo é prejudicial ao joelho?Dr. Edgard – Sim, pois aumenta o peso corporal, sobrecarregando a articulação, além de limitar as atividades físicas diárias, prejudicando a saúde de uma forma geral.
Quais os cuidados para evitar lesões no joelho nas atividades esportivas?Dr. Edgard – Antes do início de qualquer atividade física – além da avaliação clínica e cardiológica para verificar existência de eventual problema que contraindique os exercícios -, é necessário agendar uma consulta com um ortopedista, para que ele avalie o paciente e dê orientações para início da atividade física de forma correta. A avaliação ortopédica deve ser realizada com o objetivo de poder identificar fatores anatômicos e genéticos; e sobrecarga mecânica no joelho que determinados esportes acarretam — como corrida, musculação e crossfit. A utilização de equipamentos apropriados e o acompanhamento do educador físico são fundamentais para a prevenção de lesões que, quando ocorrem, levam ao abandono precoce da atividade física.
ENTRE EM CONTATO
AGENDE SUA CONSULTA, ENVIE SUA DÚVIDA OU SUGESTÃO.