69 / 100

ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO (PRÓTESE DE JOELHO)

A Artroplastia Total de Joelho (prótese de Joelho) é a substituição da superfície articular por componentes metálicos e um polietileno que ajudará na congruência articular com objetivo de restabelecer o alinhamento do membro operado, melhorando a função articular.

Quando está indicada a cirurgia?

Dr. Edgard – Nos pacientes com artrose, que pode ser primária em decorrência do envelhecimento ou secundária por causas sistêmicas ou traumáticas a que foram submetidos quando do tratamento conservador com medidas fisioterápicas, de medicação analgésica, perda de peso e/ ou cirúrgicas que não melhoram e que tenham indicação para este procedimento. As indicações são idade igual ou superior a 60 anos; ter artrose com envolvimento articular grave; condições clínicas sob controle; e ausência de infecções.

A prótese tem uma durabilidade em torno de 15 anos, com taxa de sucesso ao redor dos 90 %, segundo alguns trabalhos descritos na literatura. E embora o procedimento seja indicado para os pacientes mais idosos, tem sido observado um aumento exponencial das indicações deste procedimento em pacientes mais jovens devido ao comprometimento articular e à limitação funcional imposta pelo grau de destruição articular.

Como ela é realizada?

Dr. Edgard – O paciente é submetido à anestesia, cujo tipo vai depender da preferência do anestesista e das condições clínicas do paciente, mas geralmente é realizado um bloqueio na coluna, associado a uma sedação. A via de acesso é em geral na parte anterior do joelho, sendo realizada abertura por planos até a exposição da articulação. Após a exposição articular, são realizados cortes ósseos e é feito o balanço ligamentar que irá depender da deformidade que o joelho apresenta e determinar o sucesso do procedimento com a restauração do alinhamento do membro.

A maioria dos cirurgiões após o término do procedimento mantém um dreno para aspiração do hematoma por 24 horas. Outras medidas são importantes nesta cirurgia, como uso de meias elásticas, medicação para prevenção de trombose venosa profunda e antibioticoterapia endovenosa por 24 horas. O procedimento dura por volta de duas horas e o paciente fica internado no hospital entre de três a cinco dias, com início precoce de fisioterapia com auxílio de andador, ganho de mobilidade articular e exercícios de fortalecimento.

O que esperar desta cirurgia?

Dr. Edgard – O objetivo do procedimento cirúrgico é restaurar o alinhamento do membro inferior e melhorar a função articular com a melhora da dor. A taxa de sucesso deste procedimento é ao redor dos 90 %, mas o resultado irá depender da técnica cirúrgica realizada, da avaliação pré-operatória minuciosa  e da recuperação do paciente, que é muito individual. Quando houver indicação deste procedimento, o  ideal é que seja realizado por algum ortopedista de confiança do paciente que seja especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (www.sbcj.org.br). Na maioria dos casos, com avanço das técnicas cirúrgicas e com a experiência do cirurgião, o procedimento evolui muito bem e o paciente melhora a qualidade de vida com retorno da função articular.

{

O avanço das técnicas cirúrgicas e a experiência do cirurgião fazem com que a artroplastia total de joelho melhore muito a qualidade de vida do paciente.

EDGARD PEREIRA JÚNIOR

ENTRE EM CONTATO

AGENDE SUA CONSULTA, ENVIE SUA DÚVIDA OU SUGESTÃO.